[idd-brasil] Gempak corrigido para o Bug 2021

Prezados,

Na semana passada todos fomos surpreendidos por um "bug" que surgiu no pacote gempak. Na verdade, trata-se do "bug do ano 2000" (com 20 anos de atraso).

Nos últimos dias o NCEP, o unidata e a comunidade de usuários do sistema se mobilizou para localizar e corrigir as linhas necessárias no código-fonte do sistema. Aqueles que estão inscritos na lista "gembud" do unidata devem ter acompanhado as discussões.

Ainda não temos uma "versão corrigida para o bug Y2021" disponível para download nos servidores do unidata. O que deve ser corrigido em breve, mas nesse meio tempo cada interessado deveria alterar e recompilar o sistema por conta própria.

Eu fiz as alterações necessárias diretamente nos códigos-fonte do gempak, compilei para CentOS-7, e aparentemente está funcionando como esperado no meu ambiente de testes.

Assim, para facilitar enquanto uma solução "oficial" não é disponibilizada pelo unidata, estou disponibilizando os códigos-fonte corrigidos e os executáveis compilados para CentOS-7 para download neste link do Google Drive:

https://drive.google.com/drive/folders/1TGjcCcRwn4e5KCuKQ30DvDAhT96aP5eq?usp=sharing

Quem precisar pode fazer download e testar o sistema corrigido. Notem que as versões disponíveis para download nos EUA ainda não contam com a correção deste "bug Y2021"

Se for preciso recompilar o sistema, ou caso faltem bibliotecas, consultem a página do unidata que explica o que é necessário para instalar o gempak, assim como as bibliotecas necessárias para o gempak 7.5.1 rodar no seu Linux:

https://www.unidata.ucar.edu/software/gempak/doc/install.html

PS: para aqueles que estão utilizando o LDM com os decoders do gempak, lembro que os executáveis no diretório "/usr/local/ldm/decoders" do LDM devem ser substituídos manualmente pelas novas versões disponíveis em "/home/gempak/GEMPAK7-Y2K/os/linux64/bin" (revejam os procedimentos de instalação do LDM).

Abraços a todos e boa sorte :-)
Waldenio.