[idd-brasil] Dúvidas pós-instalação do Gempak

Amigos do grupo,

Trabalho em uma empresa que pretende utilizar o Software Gempak de
Meteorologia e participamos deste último curso do Gempak no CPTEC no mês de
Agosto. A minha colega participou do curso mas como não era familiarizada
com Linux coube a mim instalar e configurar o programa aqui no escritório
para receber e trabalhar com os dados da rede.

Utilizo linux há um tempo, embora meu conhecimento seja a nível de usuário
doméstico utlizando o OpenSuSe KDE 11.2.

Gostaria de relatar o que fiz e apresentar minhas dúvidas em busca de
elucidação se possível junto ao grupo:

   - Instalei o Gempak e o LDM a partir do DVD com o SO openSuse Linux
   disponível pelo link do Cptec na versão *"CPTECINPE.x86_64-2.0.0.iso" *e
   tenho me referido às listas arquivadas do grupo IDD-Brasil no site do
   Unidata em busca de maiores informações de configurações desde então.

Segui as instruções descritas e acredito que o sistema já esteja
corretamente instalado mas que ainda faltem algumas configurações para
receber os dados corretamente, visto que quando rodo os programas gráficos
eles não apresentam nenhuma informação.

   - Uma dúvida reside se o sistema está com o relógio sincronizado, pois ao
   rodar "ldmadmin checktime" como usuário ldm o sistema retorna:

Checking accuracy of system clock ...
> Couldn't get time from time-server at ntppub.tamu.edu using the ntpdate(1)
> utility, "/usr/sbin/ntpdate".  If the utility is valid and this happens
> often, then remove ntppub.tamu.edu from variable "@time_servers" in the
> configuration-file, /usr/local/ldm/etc/ldmadmin-pl.conf.
> Couldn't get time from time-server at otc1.psu.edu using the ntpdate(1)
> utility, "/usr/sbin/ntpdate".  If the utility is valid and this happens
> often, then remove otc1.psu.edu from variable "@time_servers" in the
> configuration-file, /usr/local/ldm/etc/ldmadmin-pl.conf.
> [...]

Esse erro recomenda retirar os domínios *.edu da variável dos servidores de
tempo, mas eu devo adicionar algum referente aos servidores do Inpe ?

   - No momento, o computador com o Gempak está conectado à rede via
   roteador local com IP interno fixo do tipo 192.168.XX.XX, mas acredito que o
   IP externo esteja variando de tempos em tempos, e pelo que vi das listas é
   preciso autorizar minha máquina junto ao CPTEC atráves do IP, correto? Neste
   caso, como proceder?

Ademais existem outras configurações a serem realizadas de forma que eu
possa ter certeza que o sistema está operacional? Existiria alguma
documentação referente a isso para que eu pudesse aprender?

Agradeço desde já quaisquer encaminhamentos do grupo.

Atenciosamente,
Victor Kirschner.
¬¬